quarta-feira, 22 de julho de 2009

Uma Lua com a cabeça no SOL



Nesta última terça feira dia 21 de junho de 2009, grande parte da Ásia pode observar o mais longo eclipse solar do século 21, aproximadamente dois bilhões de pessoas tiveram o privilégio de observar o fenômeno.

O primeiro momento do eclipse pode ser observado a partir da 00:30 GMT no Oceano Índico tendo sido completo as 00:53 GMT no Estado de Gujarat, seguindo depois num corredor de 15.000 km de comprimento e 258 km de largura, atravessando de oeste a leste a Índia, o Nepal, o Butão, Bangladesh, Birmânia, China, as Ilhas meridionais japonesas Ryukyu até o Pacífico.

Na China a Lua cobriu o Sol durante quase 6 minutos... a Lua estava mesmo pensando no Sol!!! E eu, só por um dia gostaria de ter nascido chinesa ou indiana pra presenciar e participar dos rituais que a crença oriental liga ao mais belo dos astros (a LUA) e a estrela central do nosso sistema (o SOL)!!! Mas já que estou aqui pelo ocidente prefiro lembrar uma lenda antiga que conta esse romance entre a Lua e o Sol:


“Quando o Sol e a Lua se encontraram pela primeira vez descobriram que queriam ficar juntos para sempre, mas não poderiam. O Sol se conformou com essa idéia, mas não, a Lua não! Continuou tentando... e o Sol nem dava bola pra ela. Vez ou outra, eles se encontravam e logo vinham às nuvens dizer que as coisas tinham que ser como foram programadas pelo Universo. Sentindo que a Lua ficava cada vez mais deprimida, Deus pediu para que as estrelas fizessem companhia para ela e vez ou outra deixava que ela viesse um pouquinho mais cedo para ver o sol, mesmo que de longe! Passou-se um tempão mas a Lua continua persistindo... Ela ainda acredita que um dia vai existir um eclipse total eterno e então Sol e Lua poderão finalmente ficar juntos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário