sábado, 12 de junho de 2010

"A pátria em chuteiras"


Em meio à euforia provocada pela chegada de mais uma copa do mundo eis que uma criança de seis anos (ainda muito jovem pra entender o sentimento nacionalista que envolve a maioria dos 190 milhões de brasileiros) ouve uma palavra que até então lhe era desconhecida e me lança a pergunta: - O que é patriotismo? Eu achando graça respondi: - É uma coisa que a política inventou pra fazer com que o povo se apaixone por uma idéia e esqueça por um tempo o quanto é miserável.

Naquele momento as pessoas que ouviam minha conversa com o pequeno me olharam assustados como se observassem um herege prestes a ser julgado pela inquisição. O silêncio era constrangedor e eu me sentia um traidor que não honrava o juramento cantado pelo nosso hino nacional. “Verás que o filho teu não foge a luta. Nem temem, quem te adora, a própria morte” Piada, eu jamais morreria em nome de um país... pensei!

Enquanto eu refletia a respeito da explicação que havia dado ao menino ouvi alguém responder: - Não filho, patriotismo é amor que a gente sente pelo nosso país.

Naquele instante pude ouvir o Cartola a cantarolar “de cada amor tu herdarás só o cinismo, quando notar está à beira do abismo...” Me retirei pensando também em Nelson Rodrigues que nos deu o título de “a pátria das chuteiras” e desenhou em suas crônicas um futebol grandioso, arrebatador. Para ele o futebol era “a busca pela poesia” e o brasileiro tem “uma fome e uma sede de bola”

A copa do mundo paralisa boa parte do mundo e no Brasil em especial, milhões param qualquer atividade para acompanhar as batalhas da “seleção canarinho”. As diferenças de classe e raça são esquecidas e todos seguem uma mesma religião chamada futebol. É durante a copa do mundo que as pessoas percebem que são cidadãos do país, inventa-se uma identidade nacional em que o maior símbolo é o futebol. Durante a copa do mundo os problemas sócio-políticos são camuflados de verde e amarelo, de acordo com o historiador Eric Hobsbawn vencer a copa deve certamente beneficiar o regime político de um país como aconteceu no Brasil (1970) e na Argentina (1978) que ao serem campeões mundiais a ditadura militar dos respectivos países utilizaram o futebol como mecanismo para massagear a auto-estima da população subjugada pelo autoritarismo.

Ao vencer a copa realizada no México e se tornar a primeira seleção tricampeã mundial por 4x1 a imagem da seleção brasileira passou a ser explorada pela propaganda do governo de Médice, responsável por uma das fases de maior repressão na história política do Brasil. O governo do general Emílio Garrastazu Médice (1969 a 1974) perseguiu, torturou e eliminou centenas dos chamados “subversivos” momento também em que a oposição em protesto partiu pra luta armada praticando atos considerados terrorismo aumentando ainda mais os índices da violência provocada pela ditadura, mas, tudo era feito por amor a pátria o que ficava em evidência nos slogans de campanha “ninguém segura este país” “Brasil; ame-o ou deixe-o”.

A copa na África do Sul não se mostra diferente das outras nesse aspecto, é como se os problemas políticos e sociais adormecessem enquanto o país respira futebol. A mesma nação que viveu de 1949 a 1990 o “apartheid” e só em 1994 realizou sua primeira eleição livre comemorou no jogo de abertura realizado no estádio de Soweto (bairro historicamente destinado aos negros) a reconciliação entre brancos e negros, constituindo uma identidade nacional para o povo de “Madiba” nosso conhecido e admirado Nelson Mandela.

Fazendo uma analogia a Karl Marx o futebol se constitui como o “ópio do povo” uma vez que, rouba as atenções tornando a luta pela solução dos problemas secundária. No Brasil a corrida a presidência e ao senado já começou, mas nosso povo calçou as chuteiras e foi para a África do Sul rumo ao hexa, quando voltar talvez pense naquele que poderá ser o melhor presidente.

Alienados ao não, até mesmo os mais radicais se tomam um pouco técnicos e esperam o melhor desempenho dos atletas. Quanto a mim, já vesti minha camisa amarela e até pintei as unhas de verde, afinal também faço parte dos 190 milhões em ação (“pra frente Brasil” “brasileiro não desiste nunca”) muito embora, concorde com Hobsbawn que posso entender o apelo deste tipo de patriotismo, mas não tenho entusiasmo algum pelo nacionalismo.


http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=842
http://educacao.uol.com.br/historia/ult1704u96.jhtm
http://www.comciencia.br/comciencia/?section=8&edicao=16&id=152

2 comentários:

  1. Nossa, menina tava ouvindo a música quando comecei a escrever a carta!
    Tenho na voz do meu amado Renato Russo, com a participação do Erasmo!
    Adorooooo!Música mais linda!

    Obrigada pela torcida, viu?
    Quem sabe essa saudade um dia se torne presença, eim?

    bjão querida

    ResponderExcluir
  2. Olá, filha de gaia.
    Parabéns pelo blog e também pelo texo sobre o patriotismo. Muito bem escrito.
    Devo supor que sua formação seja privilegiada. Fica evidente. Mas não é só: sua sensibilidade surpreende. Estou realmente impressionado.
    Cheguei ao seu blog por uma coincidência: tenho um blog também cujo nome é Relutências. segue o link pra você conhecer. http://relutancias-dgorla.blogspot.com/ Seria muito gratificante se pudéssemos trocar indicações. Eu teria muito prazer em indicar seu blog e divulgá-lo para meus amigos em troca do mesmo favor. E quem sae não ganho um comentário seu em uma de minhas proposições.... Parabéns novamente pelo trabalho.

    ResponderExcluir