quinta-feira, 12 de agosto de 2010

12 de agosto - Dia nacional das artes


O “dia nacional das artes” foi instituído por meio de lei federal no dia 12 de agosto de 1931 com o objetivo de rememorar a criação da “Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios”, atualmente Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio De Janeiro - UFRJ - mesma data do ano de 1816.
A palavra arte deriva do latim “ars” que significa técnica e/ou habilidade. Trata-se da atividade humana ligada a manifestações estéticas realizadas através de artistas por meio de suas percepções, emoções e idéias, estimulando as mesmas em um ou mais espectadores.
Ela nos permite ampliar a nossa visão de mundo e desperta as mais variadas emoções: do riso as lágrimas. Constitui-se como a expressão de um povo e época se manifestando como uma das faces da identidade de uma nação construída sobre um alicerce poético e pintada por cores que podem representar os mais diversos devaneios. Foi a mais bela invenção da humanidade para se fazer compreender.
Embora o patrimônio artístico e cultural do Brasil seja extenso e diversificado o acesso as artes ainda é limitado uma vez que, ainda faltam políticas sociais que estimulem esse tipo de consumo até porque para a realidade nacional se trata de um mercado relativamente caro o que dificulta não só a acessibilidade como a produção. Neste sentido, nossos artistas podem ser considerados como verdadeiros guerreiros nessa crescente atmosfera fútil e superficial que se forma na contemporaneidade.
Sendo o dia de hoje um marco para a arte nacional deixo aqui o meu "salve" para os bravos guerreiros que lutam em favor dela (músicos, poetas, cordelistas, atores do teatro, artistas plásticos, circences e etc.) e um abraço especial para Yohanna Assumpção (atriz feirense) bem como para Almaques Gonçalves (artista plástico de Jacobina - BA).

Ah, lembremos também dos professores... artistas da educação!!! Rs...


"O poeta pena quando cai o pano
e o pano cai
Um sorriso por ingresso
Falta assunto, falta acesso
Talento traduzido em cédula...
Acordes em oferta, cordel em promoção
A prosa presa em papel de bala
Música rara em liquidação..."

(O TEATRO MÁGICO)

Um comentário:

  1. ownnnn! mas vc é mto fofa Grazi.. nem sei como agradecer todas as postagens, a fiel atenção ao blog e ainda mais sua amizade. muita saudade!!!!

    seu blog está lindo! e um viva bem grande para o dia nacional das artes!!! VIVA! VIVA! VIVA!

    ResponderExcluir