sábado, 14 de agosto de 2010

14 de agosto - dia do combate a poluição


Não gosto de conversas com desconhecidos em ônibus, não sou grosseira mas não sou o tipo que faz amizade com o estranho sentado na poltrona ao lado, prefiro ficar calada observando o ambiente e as pessoas. Ah, isso eu gosto de fazer, sou capaz de ficar horas acompanhando o movimento das ruas e o vem e vai dos passantes.

Vez ou outra pelos trânsitos da vida observo alguém lançar algum objeto pelas janelas de algum veículo, ou pedestres que jogam lixo nas ruas mesmo quando a lixeira está no seu campo de visão. Isso me faz sentir uma espécie de aversão contra essas pessoas, e fico pensando em como deve ser seu comportamento em casa. Será que jogam lixo ao lado da mesa em que comem?

Não que eu seja politicamente correta, ao contrário, estou bem longe disso, mas é nas pequenas coisas que a gente percebe o quanto é mesquinho e patético o humano. Embora o governo esteja espalhando aos quatro ventos a crescente onda de desenvolvimento nacional a população carece do que é básico. E a educação é básica! Não me refiro apenas à formação acadêmica, estou falando do que se aprende em casa. O planeta gira em torno do sol, mas existem outros movimentos de rotação e um deles é a “lei do retorno” então tratemos o próximo como gostaríamos de ser tratados e cuidemos das ruas e da natureza como cuidamos de nossas casas. O velho planeta “Terra” anda cansado, e já vem dando sinais de suas enfermidades lembrem de que o ano de 2010 foi cheio de fenômenos naturais que ceifou a vida de muitos e desestruturou cidades inteiras pelo Brasil a fora.

Como diria Darwin sobrevive o mais forte, se continuarmos tratando o planeta mal ele vai nos devorar!

Faça sua parte, contribua para o combate a poluição!


"O homem é o único animal que ri e é rindo que ele mostra o animal que é."

(Millôr Fernandes)


ps.: Foto tirada em Oliveira dos Campinhos - BA/ março de 2010

Um comentário:

  1. Pestinha, tive o privilégio de ser a primeira a ler a mensagem - isso garanto -. Tu se colocou bem no estilo livre, não o livre convencional, e sim o de observadora, amante da beleza, que vibra com os pequenos e fortes ruídos que o saem da natureza. Estilo: curta a natureza, não a destrua.
    Lixo é na lixeira, não na rua, muito menos na mata, nos rios....
    Lane

    ResponderExcluir